8 curiosidades sobre a série animada Titã Simbiônico
Você se lembra da série animada Titã Simbiônico? Confira 8 curiosidades sobre essa obra esquecida da Cartoon Network!
por Geison Souza
Sym-Bionic Titan, intitulado no Brasil como Titã Simbiônico, é um desenho animado produzido pela Cartoon Network Studios e exibido pela primeira vez em 2010, estreando no mesmo ano na Cartoon Network brasileira. Essa série, apesar de ser pouco conhecida e ter tido uma vida curta, acabou se destacando por sua trama envolvente (ainda que inacabada) e animação de alta qualidade.
Se você é um fã nostálgico ou está conhecendo agora essa joia animada, prepare-se: a seguir, você vai descobrir 8 curiosidades fascinantes sobre Titã Simbiônico!
1. Uma criação de Genndy Tartakovsky

Titã Simbiônico foi a quarta obra criada por Genndy Tartakovsky, que já afirmou que esse foi o projeto mais desafiador de sua carreira. Para quem não sabe, Tartakovsky também é o criador de O Laboratório de Dexter e Samurai Jack, dois dos desenhos mais populares da Cartoon Network.
2. Inspirado por animações japonesas e obras de mecha
O criador de Titã Simbiônico, Genndy Tartakovsky, cresceu assistindo a obras de mecha dos anos 70 e, principalmente, dos anos 80, como Macross (1982), Voltron (1984) e O Castelo no Céu (1986), que serviram de inspiração para a criação da série. Tartakovsky, inclusive, já afirmou que sempre adorou a ideia de jovens controlando robôs gigantes.
3. Uma cidade fictícia inspirada em outra cidade fictícia
Na série, Ilana, Lance e Octus vivem em Sherman, no estado americano de Illinois. Curiosamente, esse lugar existe na vida real, mas é uma vila, não uma cidade. A versão fictícia de Sherman em Titã Simbiônico foi inspirada em Shermer, uma cidade fictícia utilizada nos filmes dirigidos por John Hughes.
4. O episódio de Samurai Jack que lembra Titã Simbiônico

Existe um episódio de Samurai Jack, lançado em 2003 e intitulado "Jack and the Flying Prince and Princess", cuja premissa lembra bastante a de Titã Simbiônico: dois adolescentes alienígenas e um robô fogem de um planeta dominado por uma força maligna e acabam na Terra.
Assim como em Titã Simbiônico, a protagonista feminina desse episódio é uma princesa alienígena — e, curiosamente, é dublada por Tara Strong, a mesma voz original da personagem Ilana.
5. O universo compartilhado que nunca aconteceu
De acordo com Jay Stephens, criador do desenho animado Os Sábados Secretos, a Cartoon Network chegou a planejar um universo compartilhado entre suas séries de ação da época. Esse universo incluiria Ben 10, Mutante Rex, Os Sábados Secretos e, é claro, Titã Simbiônico. No entanto, a ideia acabou sendo deixada de lado.
6. A dança da discórdia
O episódio "Aula de Amor", de Titã Simbiônico, entrou para a história da série por um motivo curioso: uma cena em que uma das personagens realiza uma dança provocante (veja no vídeo logo abaixo). A cena não passou despercebida na época e acabou gerando um certo alvoroço, colocando a Cartoon Network no centro de uma polêmica.
A situação chegou ao ponto de algumas entidades cristãs denunciarem e processarem a Cartoon Network, alegando que o canal estaria expondo crianças a "imagens eróticas".
7. Um final inesperado
Apesar do potencial, Titã Simbiônico foi cancelado após apenas uma única temporada de 20 episódios, deixando a série com uma história totalmente inacabada. O motivo mais citado para explicar o cancelamento da obra teria sido que a Cartoon Network não conseguiu transformar a série em um negócio lucrativo por meio de licenciamentos e venda de brinquedos.
8. Material pronto para uma segunda temporada
De acordo com Kevin Thoms, a voz original do personagem Lance, cerca de 10 episódios da segunda temporada de Titã Simbiônico chegaram a ser escritos, mas não tiveram a chance de entrar em produção devido ao cancelamento da série.
Adicionalmente, o criador da obra, Genndy Tartakovsky, revelou em uma entrevista recente que Titã Simbiônico é a única de suas criações que ele gostaria de reviver e que existe material escrito e planejado para terminar a história da série; porém, ressaltou que a retomada do projeto não depende apenas dele.
Essas foram 8 curiosidades sobre Titã Simbiônico! O que você achou? Deixe seu comentário abaixo!