Conheça 21 curiosidades sobre a Cartoon Network e suas séries animadas
Revistamos o histórico da Cartoon Network e reunimos 21 curiosidades fascinantes sobre o canal e suas séries animadas. Confira!
por Geison Souza
A Cartoon Network é lar de algumas das animações mais icônicas e bem-sucedidas da história, como Apenas um Show, Ben 10, Johnny Bravo, Coragem, o Cão Covarde e muitas outras. Pensando nisso, mergulhamos no passado do canal e trouxemos 21 curiosidades que todo fã precisa conhecer.
1. "Space Ghost de Costa a Costa" mudou a história da Cartoon Network

Em 1994, o Cartoon Network lançou Space Ghost de Costa a Costa, a primeira série original do canal. O programa desempenhou um papel crucial ao atrair telespectadores mais velhos. O sucesso inesperado de Space Ghost de Costa a Costa abriu caminho para a criação do bloco de animação adulta Adult Swim.
2. "Coragem, o Cão Covarde" foi indicado ao Oscar

Em 1996, na 68.ª edição do Oscar, o episódio piloto de Coragem, intitulado "The Chicken from Outer Space", foi indicado na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação. No entanto, o prêmio foi conquistado por um curta da franquia Wallace e Gromit.
3. "As Meninas Superpoderosas" quase tiveram um nome bem estranho

O nome original da série animada As Meninas Superpoderosas era Whoopass Stew!. No entanto, o Cartoon Network decidiu alterá-lo por considerá-lo inadequado. Além disso, o canal fez algumas mudanças na abertura da série. Em Whoopass Stew!, o Professor Utônio não adicionava acidentalmente o Elemento X à fórmula, mas sim uma lata de "Whoopass", o que resultava na criação das Meninas Whoopass.
4. A linha do tempo de "Hora de Aventura" evolui com os personagens

A série animada Hora de Aventura não segue uma linha do tempo flutuante; ou seja, os personagens envelhecem conforme a trama avança. Por exemplo, Finn tinha 12 anos na primeira temporada e foi envelhecendo ano a ano à medida que a série progredia.
5. "Du, Dudu e Edu" nasceu de um desafio

Danny Antonucci, conhecido por suas animações voltadas ao público adulto, criou a série animada Du, Dudu e Edu após ser desafiado por um amigo a desenvolver um programa infantil. A série acabou se tornando sua obra mais bem-sucedida.
6. A criadora de "Steven Universo"

Steven Universo foi a primeira série original da Cartoon Network criada por uma mulher. Rebecca Sugar, a criadora da obra, inspirou o personagem principal em seu irmão mais novo, Steven Sugar.
7. "As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy" colecionou prêmios

A série animada As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy conquistou dois Emmy Awards (2006 e 2007) e um Annie Award. Além disso, recebeu indicações para um Daytime Emmy Award, três Golden Reel Awards e mais dois Annie Awards.
8. Universos conectados: "Dexter" e "As Meninas Superpoderosas"

O Laboratório de Dexter e As Meninas Superpoderosas compartilham o mesmo universo. Inclusive, a sub-série Os Amigos da Justiça (The Justice Friends) aparece em ambos os programas, servindo como um elo entre essas produções populares da Cartoon Network.
9. A mensagem oculta nos créditos de "Billy e Mandy"
Os créditos finais de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy terminam com uma fala curiosa. Quando reproduzida ao contrário, ela revela Maxwell Atoms, o criador da série, dizendo: "Não, não. Este é o fim do programa. Você está assistindo ao contrário!"
10. "O Incrível Mundo de Gumball" e a vingança contra o plágio

Um estúdio chinês criou uma série animada chamada Miracle Star, que é uma cópia descarada de O Incrível Mundo de Gumball. No entanto, os criadores de Gumball encontraram uma forma brilhante de se vingar: incluíram os personagens da série chinesa em um episódio de Gumball. Nesse episódio, os personagens de Miracle Star são retratados como imitadores gananciosos, satirizando a situação de forma inteligente e criativa.
11. O episódio "perdido" de "O Laboratório de Dexter"

Há um episódio da série animada O Laboratório de Dexter chamado "Rude Removal". Nele, a gentileza e a grosseria de Dexter e Dee Dee são separadas, dando origem a duas versões distintas de cada um. No entanto, o uso frequente de palavrões pelos clones rudes fez com que o episódio nunca fosse exibido pela Cartoon Network.
12. Uma controvérsia com "Apenas um Show"

Em 2015, o jogador de videogames Billy Mitchell, conhecido pelos recordes em Pac-Man e por ter sido o primeiro a alcançar a pontuação de 1 milhão em Donkey Kong, entrou com uma ação judicial contra a Cartoon Network. Ele alegava que um personagem da série animada Apenas um Show, que se assemelha um pouco a ele, estava infringindo sua imagem.
Mitchell se ofendeu com a representação, pois o personagem da série, uma cabeça gigante conhecida pelas iniciais "GBF", é um trapaceiro. Curiosamente, anos depois, a pontuação de Mitchell em Pac-Man e Donkey Kong foi revogada sob a acusação de que ele havia trapaceado para alcançar esses recordes.
13. What a Cartoon! Show: o berço dos clássicos da Cartoon Network

What a Cartoon! Show (no Brasil, Desenhos Incríveis - O Show) foi um programa da Cartoon Network produzido entre 1995 e 1997. Nele, eram exibidos curtas-metragens de desenhos animados, e foi a partir desse projeto que nasceram várias séries de sucesso, como O Laboratório de Dexter, Johnny Bravo, A Vaca e o Frango, As Meninas Superpoderosas, Eu Sou o Máximo e Coragem, o Cão Covarde.
14. A primeira série original da Cartoon Network com o selo do Cartoon Network Studios

Esquadrão do Tempo foi a primeira série original da Cartoon Network a receber o selo do canal. Isso ocorreu porque, em 2001, o Cartoon Network Studios deixou de ser uma divisão da Hanna-Barbera.
15. Inspiração artística em "As Meninas Superpoderosas"

Ao criar o design das personagens de As Meninas Superpoderosas, o criador da obra, Craig McCracken, se inspirou no trabalho artístico de Margaret Keane. Em tributo à artista, McCracken deu à professora da escola onde as Meninas Superpoderosas estudam o nome de Srta. Keane.
16. As duas aberturas de "Jovens Titãs"

Os Jovens Titãs tem duas músicas de abertura: uma em inglês e outra em japonês. A introdução em inglês sugere um episódio mais sério, enquanto a versão em japonês indica um episódio cômico ou mais leve.
17. Um álbum de hip hop inspirado em "Dexter"
Em 2002, o Cartoon Network lançou um álbum de hip-hop chamado "Dexter's Laboratory: The Hip-Hop Experiment", que reúne diversos artistas do gênero interpretando músicas inspiradas na série O Laboratório de Dexter.
18. "Du, Dudu e Edu" foi a última série animada a usar o processo de animação por célula

Du, Dudu e Edu foi a última série animada a utilizar o processo clássico de animação (também conhecido como animação por célula). O maior custo desse processo fez com que a série fosse obrigada a migrar para a animação digital em 2004.
19. Um incidente explosivo com "Aqua Teen"

Em 2007, uma campanha de marketing de Aqua Teen foi confundida com uma ameaça de bomba em Boston, levando à renúncia do então chefe da Cartoon Network, Jim Samples.
20. "O Acampamento de Lazlo" é uma série premiada

A série animada O Acampamento de Lazlo foi indicada a quatro Primetime Emmy Awards, vencendo três deles. Além disso, conquistou três Pulcinella Awards e recebeu uma indicação ao Annie Award.
21. A persistência por trás de "As Trapalhadas de Flapjack"

Thurop Van Orman, criador da série animada As Trapalhadas de Flapjack, idealizou a criação da obra em 2001. No mesmo ano, apresentou o projeto ao Cartoon Network, que o recusou. Em 2004, tentou novamente, mas a ideia foi rejeitada mais uma vez. Somente em 2007 o canal finalmente aprovou o projeto, dando início à produção da série.
E aí, qual dessas curiosidades foi a sua favorita?