EngenhoBIT
Entretenimento

Afinal, o que explica Resident Evil 5 ser o jogo mais vendido da franquia?

Logo após seu lançamento, Resident Evil 5 se tornou o jogo mais vendido da franquia Resident Evil e, até hoje, mantém esse título. Mas o que explica esse enorme sucesso comercial? Vamos entender!

por Geison Souza
Afinal, o que explica Resident Evil 5 ser o jogo mais vendido da franquia?
compartilhe

Lançado em 2009 pela Capcom, Resident Evil 5 se passa em uma região fictícia da África e traz o icônico Chris Redfield ao lado de sua parceira, Sheva Alomar, em uma jornada frenética, repleta de ação e tiros. O jogo é considerado por muitos inferior ao seu antecessor, Resident Evil 4 (2005), e jogadores mais saudosistas criticam o fato de que o quinto título se distancia ainda mais das raízes de terror da franquia, apostando fortemente na ação.

No entanto, isso não impediu Resident Evil 5 de se tornar um enorme sucesso comercial. Para se ter uma ideia, até a publicação deste artigo, o jogo continua sendo o mais vendido da franquia, com impressionantes 15,3 milhões de cópias comercializadas. Porém, é bem provável que, em breve, ele seja superado pelo remake de Resident Evil 2.

Mas, afinal, o que fez Resident Evil 5 alcançar um estrondoso sucesso de vendas? É isso que vamos explorar neste artigo!

Lançamento positivo

Resident Evil 5 foi o jogo da franquia que mais rapidamente ultrapassou a marca de 5 milhões de vendas.
Resident Evil 5 foi o jogo da franquia que mais rapidamente ultrapassou a marca de 5 milhões de vendas.

Comercialmente, Resident Evil 5 teve um excelente lançamento. Prova disso é que, em apenas três meses após sua estreia, o jogo já havia ultrapassado a marca de 5 milhões de unidades vendidas, superando Resident Evil 2 (1998) e tornando-se o título mais vendido da franquia — posição que mantém até hoje.

Alguns fatores foram cruciais para esse sucesso:

Carona no sucesso de Resident Evil 4

Resident Evil 4 (2005) abandonou a câmera fixa e o foco no terror e nos puzzles, introduzindo uma abordagem mais voltada para a ação, com uma câmera sobre o ombro. Essa mudança radical desagradou os fãs mais saudosistas da franquia, mas fez um enorme sucesso, atraindo milhões de novos jogadores, redefinindo o gênero e criando altas expectativas para uma sequência.

Portanto, não há dúvidas de que Resident Evil 5 pegou carona no sucesso de seu antecessor. A Capcom sabia que havia encontrado a "fórmula de ouro" em Resident Evil 4 e, por isso, investiu pesado na divulgação do quinto título, gerando um enorme alarde antes do lançamento.

Boa recepção

No geral, Resident Evil 5 possui avaliações mistas, mas, na época de seu lançamento, a recepção foi positiva. É verdade que isso se deve ao fato de o quinto título ter aproveitado a base de sucesso de Resident Evil 4, mas ainda assim Resident Evil 5 chamou a atenção pelos bons gráficos, além do estilo de tiro cooperativo (inspirado em Gears of War), que era muito popular na época.

Embora tenha desagradado os fãs do survival horror clássico, a aposta na ação e no cooperativo se mostrou certeira (pelo menos comercialmente), tanto que a Capcom decidiu dobrar a aposta em Resident Evil 6.

Lançamento multiplataforma

Resident Evil 5 teve um lançamento multiplataforma, sendo lançado em 2009 para PS3, Xbox 360 e chegando ao PC ainda no mesmo ano. Isso fez com que o jogo tivesse um alcance inicial muito maior do que, por exemplo, Resident Evil 4.

A falta de um lançamento multiplataforma foi um erro cometido pela Capcom com Resident Evil 4, que, quando foi lançado em 2005, chegou inicialmente como exclusivo do GameCube. A versão para PS2 só foi lançada quase um ano depois, enquanto a versão para PC apareceu apenas em 2007. No Xbox original, o título nunca chegou a ser lançado.

Menor impacto da pirataria

Resident Evil 5, embora também tenha sido alvo de pirataria, foi lançado em um período em que as medidas de proteção contra cópias ilegais estavam mais avançadas, o que pode ter ajudado a mitigar um pouco o impacto. No entanto, a pirataria ainda afetou suas vendas, especialmente em certas plataformas (vide Xbox 360 e PC).

Entre os títulos da franquia, o que provavelmente mais sofreu com a pirataria foi Resident Evil 4, já que muitas das pessoas que jogaram esse título nos anos 2000 provavelmente o fizeram no PS2, um console notoriamente dominado pela pirataria, principalmente no Brasil, onde os jogos piratas eram abundantes.

Modo cooperativo e relançamentos

De cara, a maior novidade de Resident Evil 5 foi o modo cooperativo, o qual permite que dois jogadores joguem juntos, seja localmente (tela dividida) ou online. Esse modo co-op acabou se tornando a principal isca de vendas do jogo, especialmente em um momento em que os games online estavam se consolidando como a principal forma de jogar.

Além disso, não podemos esquecer que jogos co-op são virais. Ou seja, pessoas compram o jogo e, muitas vezes, seus amigos acabam comprando para jogar juntos, o que acaba inflando as vendas.

Outro fator importante é que, ao longo dos anos, após seu lançamento, Resident Evil 5 recebeu diversos relançamentos, como edições especiais, versões para outras plataformas e até remaster. Isso ajudou a manter o jogo vivo e aumentou suas vendas, mesmo que de forma gradual.

E você, o que acha de Resident Evil 5? Acredita que ele mereceu todo esse sucesso comercial? Comente abaixo!

COMENTÁRIOS
Ao continuar navegando por este site, você concorda com os nossos Termos e Privacidade.