Lembra de Titã Simbiônico? Descubra por que a série foi cancelada
Entenda as razões por trás do cancelamento, as cenas polêmicas e as chances de um possível retorno da série animada Titã Simbiônico. Confira!
por Geison Souza
Titã Simbiônico (ou Sym-Bionic Titan) é uma série animada que combina ação, comédia, drama e ficção científica, criada por Genndy Tartakovsky, o mesmo criador de O Laboratório de Dexter, Samurai Jack e Primal. A série estreou na Cartoon Network em 2010 e foi cancelada no ano seguinte, em 2011, após uma única temporada de 20 episódios.
A série apresenta uma clara inspiração em obras de mecha, como Voltron (1984) e O Castelo no Céu (1986), e se destaca por seu roteiro envolvente e alta qualidade de animação, recebendo boas avaliações tanto do público quanto da crítica especializada.
A trama segue três personagens principais: Ilana, Lance e Octus. Eles são dois adolescentes alienígenas e um robô do planeta Galaluna que, após a dominação de seu mundo por um general implacável, são forçados a se refugiar na Terra. Disfarçados como estudantes do ensino médio, eles precisam se adaptar à vida terráquea e combater monstros enviados para destruí-los.
Cancelamento
Quem já assistiu Titã Simbiônico deve ter percebido que a história da série encontra-se totalmente inacabada. Isso indica que havia planos para, no mínimo, uma segunda temporada. Porém, em 2011, depois de apenas uma única temporada, a Cartoon Network decidiu cancelar a série, deixando-a sem uma conclusão e entristecendo milhares de fãs ao redor do mundo.
Não existe uma explicação oficial para o cancelamento de Titã Simbiônico, porém, na época, surgiram vários rumores para tentar explicar o cancelamento da série. Um deles é que a Cartoon Network não conseguiu transformar a série em um negócio lucrativo com a venda de brinquedos. Isso teria sido o fator determinante para o canal decidir cancelar o programa.
Outro rumor que tenta explicar o cancelamento de Titã Simbiônico está relacionado ao fato de que, em 2011, o criador da obra, Tartakovsky, assumiu a direção do filme Hotel Transylvania, da Sony Pictures Animation. Isso teria resultado no cancelamento da série por parte da Cartoon Network.
Cenas polêmicas
Titã Simbiônico é uma série animada voltada para telespectadores pré-adolescentes e adolescentes. Isso fica evidente em algumas cenas da série, que apresentam momentos com teor mais "brutal", além de "insinuações" que podem não ser compreendidas de imediato pelo público mais infantil.
Em um canal como a Cartoon Network, que é principalmente assistido por crianças, até mesmo cenas sutis podem se tornar um problema, pois alguns pais podem considerar o conteúdo inadequado para seus filhos.
Para entender melhor, confira o vídeo abaixo, onde uma das personagens de Titã Simbiônico realiza uma "performance" no mínimo curiosa:
É difícil afirmar se cenas como essa tiveram algum tipo de peso na decisão da Cartoon Network de cancelar Titã Simbiônico, mas vale mencionar que, durante os anos 2000 e o início da década passada, o canal sofreu bastante pressão de pais e políticos por conta de conteúdos que eles consideravam inadequados para crianças.
Continuidade
De acordo com Kevin Thoms, que dá voz ao personagem Lance, cerca de 10 episódios da segunda temporada de Titã Simbiônico chegaram a ser escritos, mas não tiveram a chance de entrar em produção devido ao cancelamento da série.
Em 2023, durante uma entrevista ao ComicBook, Tartakovsky foi questionado se ainda tinha interesse em continuar a história de Titã Simbiônico. Sua resposta foi positiva: "Sim, essa história não está terminada. Temos mais coisas escritas e planejadas para que ela termine, mas alguém precisa querer concluí-la. Não depende de mim".
Atualmente, a primeira (e única) temporada de Titã Simbiônico pode ser assistida via streaming na Max.